COMUNIDADE MENINO JESUS

COMUNIDADE MENINO JESUS
Ser manifestação do amor de Deus pela encarnação do verbo!

terça-feira, 16 de março de 2010

Metades que se completam


Na sociedade competitiva e individualista em que vivemos hoje tudo é razão para conflito, a competição e a necessidade de superar o outro atinge um grau às vezes inacreditável. Passamos o tempo todo procurando mostrar que somos melhores, que não precisamos do outro, que somos auto-suficientes. Isso tem gerado feridas profundas no ser humano, que hora sentem-se descartáveis e hora não sabem qual o seu lugar no ambiente familiar. É fácil observar isso na estrutura familiar que vem formando-se hoje em dia, e que tem gerado crianças e jovens inseguros, violentos, autoritários e intolerantes. A valorização da pessoa humana, o respeito mutuo tem se tornado a cada dia uma coisa esquecida, fora de moda e isto tem sido fruto muitas vezes de uma família desestrutura onde a ausência dos pais traz consigo a ausência de afeto e de exemplos que formem o caráter daqueles que farão o futuro do planeta.
É possível observar na sociedade atual dois aspectos bem interessantes, o uso do outro como se fosse um objeto, uma coisa a qual recorro apenas quando necessito e a crescente troca de papeis entre as figuras masculinas e femininas que se perdem em competições desnecessárias para mostrar que não precisam um do outro.
O resultado é simples e desastroso...
Alguém por acaso já viu uma vaca voando ou um passarinho mugindo por ai?
Creio que não. Pois cada um tem sua função, seu papel e sua missão na natureza, o passarinho jamais poderá exercer a função da vaca e vice e versa. Assim também é em relação ao ser humano, homem e mulher exercem funções diferentes, cada um tem sua missão e nenhum é superior ou inferior ao outro.
No livro de Gênesis Deus formou o homem do barro e soprou a vida em suas narinas (gen. 2,7) , mais a frente viu que não era bom que o homem estivesse só e criou a mulher como uma ajuda e a retirou de uma costela do homem(gen. 2,21-24). O mais belo de toda a ação da criação de Deus é o significado de algumas das palavras utilizadas por ele para o ato da criação do homem e da mulher.
Palavras essas vindas do hebraico e que não encontram na nossa língua uma tradução correta e adequada. Vamos a elas:


Sopro = a vida do próprio Deus
Ezèr (ajuda) = auxilio, socorro de Deus
Sono = intervenção direta de Deus
Costela = metade


Então vamos ao ponto, o homem representa a vida do próprio Deus, é sua imagem e semelhança, mas sendo criatura Deus viu que ele precisa de um auxilio de um socorro divino, então Ele criou a mulher com a metade do homem. Nos mulheres somos fruto da intervenção direta de Deus.
Concluímos assim que cada ser é complemento e sustentáculo do outro, homem e mulher criados por Deus para SER UM (gen .2,24). Tamanha sabedoria e principalmente prova do amor de Deus para com cada um de nós.
Então você homem assuma sua função e missão na criação sendo um homem de Deus e exercendo o papel por ele confiado a você. Ser a cabeça do lar, aquele que sustenta e protege sua família, que é exemplo para a educação dos filhos como figura masculina e que principalmente sabe que não está só, “tem um socorro de Deus”.
E nós mulheres, sabendo agora que somos um socorro de Deus devemos usar nossa inteligência, capacidade e experiência buscando um objetivo comum com os homens sejam maridos, namorados, pais, irmãos ou amigos. Sendo unidas e solidárias a eles, sem atitudes independentes ou de superioridade.
Lembremo-nos somos complementos, sustentáculos um dos outros da diferença e individualidade de cada um, a felicidade consiste em cada um exercer sua missão aqui, como homem e como mulher.
E você? Já se perguntou qual sua missão como ser criado por Deus?


Homem...
Mulher...


Cada um respondendo a seu chamado... Deus te deu a missão! Assuma!
Até a próxima.

Um comentário:

  1. É isso!! Que todos(Homens e Mulheres) possamos assumir o que Deus sempre sonhou para nós, cada um no seu devido lugar!!
    Homens e Mulheres criados por Deus,criados com amor, por amor e para amar!!


    Parabéns Léinha, ameii a formação!!

    ResponderExcluir