COMUNIDADE MENINO JESUS

COMUNIDADE MENINO JESUS
Ser manifestação do amor de Deus pela encarnação do verbo!

domingo, 31 de outubro de 2010

Caminhos para a oração!

Encontrei no blog papoirado uma ótima dica para iniciar a vida de oração, resolvi postar aqui a receitinha para nos ajudar nessa caminhada. Espero que gostem e principalmente pratiquem.
PARA A ORAÇÃO:
1. PREPARAÇÃO
01. Horário/Tempo: Estabeleça um tempo e seja fiel ao tempo estabelecido.
02. Lugar: escolha um lugar recolhido para a oração e evite mudá-la facilmente.
03. Posição corporal: Pode ser qualquer uma, desde que ajude no recolhimento.
04. Acalme-se: Pode ser de vários modos. ouvindo os sons de longe e de perto; tomando consciência do que sente em cada parte do corpo..., olhando um certo tempo para um ponto fixo, ir repetindo uma palavra, etc.

2. A ORAÇÃO PROPRIAMENTE DITA
05. Coloque-se na presença de Deus: Procure reaviver o reconhecimento que Deus está presente e é Alguém.
06. Oração preparatória: Formular uma oração que expresse o seu desejo de estar aí para Deus, escutá-lo, acolhê-lo e viver sua Palavra santa. Colocar tudo nas mãos de Deus: pensamentos, preocupações, etc.
07) Pedido de graça: Peça a Deus que o ilumine com a ação do Espírito Santo para entrar na oração. Seja disponível para Deus, alcance o que deseja e acolha o que Nosso Senhor deseja lhe dar.
08) Leia o texto: Leia o texto pelo menos umas três vezes, com voz alta. Se o texto for longo, divida-o em partes, procure entendê-lo.
09) Aprofundar: ao ler o texto, uma palavra, uma imagem ressoará mais forte. Comece por aí o aprofundamento. Associe esse texto a outros textos e às coisas da vida. Vá refletindo, meditando...
10) Rezar: Depois de refletir, pare diante daquilo que mais lhe chamou a atenção. O que mais o tocou? Viva esse momento envolvente louvando, agradecendo, pedindo, saboreando. Deixe seu coração se expressar a partir do que foi experimentando. Dialogue com Deus, peça a intercessão e Maria Santíssima, dos santos de sua devoção. Que o diálogo com o Senhor seja livre, aberto, sincero. Você pode terminar esse momento com uma oração vocal (Pai Nosso, Ave-Maria, etc).

3. AVALIAÇÃO
11) Revisão da oração: Após o exercício convém rever o que se passou durante o tempo da oração. Importa rever pensamentos, sentimentos, apelos dificuldades e anotar.



Um abraço pra você. Que Deus lhe faça uma pessoa orante.

O carisma da juventude santa!

Carisma é um dom de serviço aos irmãos que o Senhor nos concede como presente. O dicionário Aurélio fala que carisma é a “força ou dom conferido por graça divina”. E sabe qual o carisma que Deus nos concede neste momento? O carisma da juventude! Ser Jovem é um carisma que nos é concedido durante pouco tempo, mas que quando bem usado dura para o resto de nossos dias.
A palavra diz: “Ninguém te despreze por ser jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade.”(1TIM 4,12). Jovens ninguém pode nos desprezar, nem a própria Igreja, pois ela precisa do nosso carisma. Ser jovem requer ser modelo de falar, viver, de caridade, de fé, de castidade... Jesus; Maria; Maria Madalena; Paulo; Davi; José do Egito; André; João, o evangelista e várias outras pessoas da Bíblia eram jovens e não deixaram o seu carisma guardado consigo mesmo. Leia a Bíblia e os documentos da Igreja observando quantos jovens fizeram nosso Deus conhecido desde os primórdios do Planeta Terra.
Não podemos negligenciar o carisma e a missão que o Senhor nos deu, pois em está escrito: “Maldito aquele que faz com negligência a obra do Senhor!” (JER 48,10a) Nós fomos criados não para sermos amaldiçoados e amaldiçoar. Nós somos herdeiros da Benção e benção de Deus para a Igreja e o mundo.
Ser jovem e utilizar este carisma não é fácil. Porém São João nos encoraja dizendo: “Jovens, eu vos escrevo, por que vencestes o Maligno... Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno.” (1 JOÃ 2,13b.14c) O jovem é forte em todas as áreas do seu ser (físico, espírito, alma); celeiro do Evangelho para todos por causa que as promessas ( a Palavra de Deus) está dentro dele – basta crer que elas acontecerão; e é vencedor seja no for porque “... somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou.”(ROM 8,37)
Talvez depois de lermos tudo isso escrito acima possamos dizer a nós mesmos: “ Se ser jovem é ser isso. Não estamos sendo jovem porque estamos mortos interiormente.”

Então é hora de deixar que o Espírito Santo nos ressuscite, traga vida nova a tudo o que se encontra morto dentro de nós. Deus nos criou para a vida plena e feliz, não deixe que os males do mundo te tire a alegria de viver santa e plenamente sua juventude.

Um grande beijo no seu jovem coração!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Outubro mês santificado

Outubro é um mês santificado, iniciamos com Santa Terezinha abrindo o mês, logo após vem os Anjos da Guarda, no dia seguinte São Francisco de Assis. O que já séria suficente. Porém dia 12 comemoramos o dia da mãe de Deus e Nossa, Dia de Nossa Senhora Aparecida, seguimos ao dia 15 com Santa Teresa D'Avila e no dia seguinte Santa Edwiges, a santa dos individados. E ainda muitos outros, que nos convida este mês a vida de oração e a busca pela santidade.

Louvemos a Deus por todos estes que nos indicam o caminho a seguir.
01 - Santa Terezinha do Menino Jesus
02 - Santos Anjos da Guarda
04 - São Francisco de Assis
12 - Nossa Senhora Aparecida
15 - Santa Teresa D'Ávila
16 - Santa Edwiges

Um santo mês e até a próxima!